terça-feira, 15 de dezembro de 2009


NOKIA ANUNCIA FECHAMENTO DE LOJAS NOS ESTADOS UNIDOS

Objetivo é reduzir custos em mercado onde fabricante quer ganhar terreno. 
Em São Paulo, empresa está em busca de novo local para sua loja.

Do G1, com informações da Reuters 

A Nokia anunciou que fechará suas duas lojas nos Estados Unidos e uma de suas lojas em Londres para reduzir custos em um mercado no qual a maior fabricante mundial de celulares luta para ganhar terreno.

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A agência de notícias Reuters também anunciou o fechamento da loja de São Paulo, mas a assessoria de imprensa nega. Segundo a Nokia do Brasil, a loja de São Paulo terá apenas sua localização alterada. “A decisão foi baseada em sua nova estratégia de varejo. A companhia está em busca de um local adequado para instalação de sua nova loja na cidade e mais informações serão divulgadas futuramente”, diz o comunicado.

A empresa abriu 12 lojas em grandes cidades de todo o mundo na expectativa de imitar o sucesso das lojas da Apple que ajudaram a fabricante norte-americana de eletrônicos a construir uma imagem de marca sofisticada. A marca Nokia é uma das mais valorizadas do mundo, mas principalmente em função de seu forte papel nos mercados emergentes e é pouco conhecida nos Estados Unidos.

"Isso confirma uma virada na estratégia de varejo da Nokia. Ela não foi capaz de reproduzir o sucesso da Apple com esse formato de loja", disse Ben Wood, diretor de pesquisa na consultoria britânica CCS Insight.

EUA 

A empresa afirmou que fechará suas lojas em Nova York e Chicago como parte de reformulação de estratégia de varejo. A empresa vai se concentrar melhor na cooperação com operadoras de telecomunicação e varejistas. A primeira das lojas próprias da marca foi aberta em Moscou, em dezembro de 2005. 

Melhorar a posição da empresa no mercado dos Estados Unidos vem sendo uma das prioridades do presidente-executivo da fabricante, Olli-Pekka Kallasvuo, desde que assumiu o posto em 2006. Desde então, porém, a fatia da empresa no mercado norte-americano caiu para bem abaixo dos 10%.

No mundo, a Nokia controla quase 40% do mercado de celulares. Os analistas dizem que pontos de varejo com a marca de fabricantes são mais ferramentas de marketing que fontes de lucro.

"A Nokia não precisa de lojas com a sua bandeira. Elas custam caro demais, em comparação ao valor que criam", disse John Strand, presidente-executivo da consultoria dinamarquesa Strand Consult. "Lojas de bandeira são importantes no setor de moda. A Apple é moda. A Nokia é uma marca de bens eletrônicos de consumo."

A Apple lançou sua rede de lojas em 2001 e agora opera mais de 270 delas em todo o mundo. A Microsoft recentemente seguiu esse exemplo e inaugurou sua primeira loja, no Estado norte-americano de Arizona.

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